A importância da disciplina Atualidades

Atualidades

Vestibulares e o ENEM (Exame Nacional Ensino Médio) exigem dos estudantes conhecimentos sobre o Brasil e no mundo. Os estudantes têm a obrigação de saber, além do conteúdo programático do Ensino Médio, os acontecimentos contemporâneos. É fundamental atualizar-se por meio de fontes seguras, como portais de notícias, sites, vídeos e telejornais e, isso, deve ser um exercício diário. Sites que oferecem informações variadas, como o BBC Brasil, El País Brasil, devem ser lidos diariamente. Entretanto, é preciso atenção com as informações obtidas em redes sociais, sobretudo com as fake news, que podem comprometer a produção de texto.
É importante, também, acessar opiniões diversas sobre o mesmo tema para despertar o senso crítico. Deparar-se com opiniões diferentes sobre o mesmo assunto melhora o poder de argumentação.  Pontos de vista discordantes promovem a percepção de incoerências nos argumentos; entretanto, podem fortalecê-los e o conhecimento será sólido e pode-se ir além do óbvio.
Assuntos da atualidade podem ser cobrados em várias disciplinas, porém, é na redação dos  vestibulares e do ENEM que se exige um saber amplo sobre os variados assuntos do cotidiano. O aumento do número de jovens  infectados pelo HIV pode aparecer na prova de Biologia ou aparecer como tema da redação.
É preciso dominar o assunto a ponto de conseguir escrever um texto informativo e ao mesmo tempo ser crítico diante da matéria. Assuntos “batidos”, desgastados podem dar a falsa sensação de domínio sobre o assunto. Assim, um bom indicador para saber qual o nível do conhecimento é escrever. Ao produzir textos é possível perceber a profundidade do conhecimento.
Portanto, a disciplina Atualidades é de extrema importância. Ler, se informar constantemente e treinar redações deve ser uma das preocupações dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *